Home / Noticias / Conheça o “Mission 1.5”, jogo da ONU que conscientiza sobre crise climática global

Conheça o “Mission 1.5”, jogo da ONU que conscientiza sobre crise climática global

Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre os sérios riscos da crise climática global, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU – desenvolveu o “Mission 1.5”, um jogo eletrônico que pretende reunir informações a respeito das políticas a serem adotadas por líderes globais para o combate às mudanças climáticas. A ideia é saber a opinião da população sobre como agir em meio a uma crise climática.

Em “Mission 1.5”, os jogadores incorporam um político que precisa decidir que medidas adotar para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°. Os usuários, além de tomar decisões para conter as mudanças de clima, podem votar em medidas que consideram mais urgentes. Os dados coletados serão analisados pela Universidade de Oxford e o PNUD será responsável por repassá-los a governos de todo o mundo para que as informações sejam levadas em conta na elaboração de iniciativas políticas voltadas às soluções climáticas.

Na medida em que a ONU ingressa na Década de Ação, que é a chamada final para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 e que pretende auxiliar cada país a cumprir suas obrigações estabelecidas no Acordo de Paris de 2015, a Mission 1.5 oferecerá uma perspectiva única e esclarecedora. A Mission 1.5 é também um elemento-chave para o compromisso do PNUD de oferecer apoio a 100 países no aprimoramento de suas promessas de ação climática na esfera nacional em 2020.

Acesse o jogo e mais informações em:

https://mission1point5.org/

Ao acessar o link acima, o usuário é direcionado para a uma tela inicial, em que há um globo terrestre – é necessário girá-lo até localizar o Brasil. Clique em “Play & Vote” (votar e jogar), e, em seguida, em um território circular com uma bandeira fincada. Você será redirecionado para algumas perguntas que possuem três alternativas. Após finalizar o teste, dê seu voto escolhendo as medidas que julga necessárias para combater o aquecimento global.

Veja também

Dia Mundial da Água destaca as mudanças climáticas

Água e mudanças climáticas é o tema do Dia Mundial da Água, que este ano …