Home / Noticias / ONU comemora hoje o Dia Mundial do Banheiro

ONU comemora hoje o Dia Mundial do Banheiro

A data, crida pela ONU em 2013, é uma forma de chamar atenção do mundo para a crise de saneamento. A falta de banheiros, água tratada e esgotamento sanitário afeta todos os países do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef,  mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a um banheiro e outros bilhões vivem em condição precária de serviços de saneamento básico.

No Brasil aproximadamente 4 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros, segundo o Instituto Trata Brasil.   Conforme dados do Governo Federal, aproximadamente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável – equivalente à população do Canadá – e quase 100 milhões ainda vivem em moradias sem acesso a saneamento – o dobro da população da Espanha.

Com essa iniciativa, a ONU pretende assegurar que todos tenham um banheiro seguro e que ninguém pratique a defecação a céu aberto até 2030. Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU o de número 6 prevê que seja assegurada a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Veja também

IBGE: Produção industrial cresce 0,8% em outubro

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e …