Home / Noticias / Brasil ganha ouro e prata em torneio internacional de Química

Brasil ganha ouro e prata em torneio internacional de Química

A delegação brasileira manteve a sua hegemonia e alcançou  o melhor resultado entre os 18 participantes da XXIV Olimpíada Ibero-americana de Química, encerrada no último dia 15 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

Os estudantes Ygor de Santana Moura e Joaquim Miguel Moreira Santiago, ambos do Ceará, ganharam medalha de ouro e Thiago Oliveira Sousa, também do Ceará, e Lucas Yutaka Kuroishi, de São Paulo,  conquistaram a prata.  Esse mesmo grupo de estudantes já havia se destacado no torneio internacional de Química, em julho, em Paris, quando trouxe na bagagem quatro medalhas.

O professor Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, e que acompanhou a delegação brasileira, afirma que o excelente desempenho alcançado nesse certame é resultado de muita dedicação e esforço dos estudantes, dos professores e dos familiares. “É um incentivo para novos desafios e confirma que estamos no caminho certo ao identificar e investir em  jovens com talento para a química”, afirma.

Há 15 anos, a Associação Brasileira de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor)  juntamente com o Conselho Regional de Química – 4a. Região patrocina do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

Veja também

Saneamento para área rural terá investimentos de R$ 219 bilhões

Um novo programa na área de saneamento básico tem o objetivo de atender às áreas rurais do País e …