Home / economia / Em julho, indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados

Em julho, indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados

Em julho, a indústria brasileira registrou queda de produção em oito dos 15 locais pesquisados em julho, na comparação com o mês anterior, junho, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal-Regional (PIM-Regional), divulgada na terça-feira, dia 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Em julho, a produção industrial  recuou 0,3% ante junho, conforme divulgado pelo IBGE na última semana.

Os recuos mais acentuados foram no Amazonas (-6,2%) e em Pernambuco (-3,9%), com o primeiro local interrompendo dois meses consecutivos de alta, período em que acumulou crescimento de 2,6%; e o último marcando o terceiro resultado negativo seguido e acumulando perda de 8,6%. A região Nordeste (-2,6%), Rio Grande do Sul (-2,4%), Ceará (-1,5%), São Paulo (-1,4%) e Bahia (-1,3%) também recuaram abaixo da média nacional (-0,3%), enquanto Santa Catarina (-0,3%) completou o conjunto de locais com índices negativos em julho.

Por outro lado, Rio de Janeiro (6,8%) e Mato Grosso (5,5%) apontaram os avanços mais elevados em julho, com o primeiro local eliminando a redução de 5,8% verificada no mês anterior; e o segundo recuperando a perda de 3,8% acumulada nos meses de maio e junho últimos. As demais taxas positivas foram assinaladas por Paraná (2,0%), Goiás (1,7%), Espírito Santo (1,7%), Pará (0,5%) e Minas Gerais (0,3%).

Em relação a julho de 2018, o setor industrial caiu 2,5% e sete dos quinze locais pesquisados acompanharam essa queda. 

Fonte: IBGE

Veja também

IPCA de outubro fica em 0,10%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro avançou 0,10%, enquanto, em …