Home / indústria / Nova Resolução do Governo Federal estimula o transporte por cabotagem

Nova Resolução do Governo Federal estimula o transporte por cabotagem

A edição do Diário Oficial da União do dia 30 de agosto trouxe a Resolução nº 70, que opina favoravelmente à instituição da política federal de estímulo ao transporte de cabotagem, consubstanciada no programa de estímulo à cabotagem, BR do Mar.

A Resolução atende alguns dos pleitos da Agenda Estratégica de Logística da Abiquim e da campanha “Desburocratize a Química”, e reconhece que o transporte aquaviário de cargas é comparativamente mais eficiente, seguro e apresenta menos custos e impactos ambientais que o os modais ferroviário e rodoviário. 

Os pleitos do setor destacavam a necessidade de se reduzir o imposto sobre o diesel marítimo, retirar o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), a Ampliação da oferta de serviços de praticagem nos portos, aumentando o número de profissionais habilitados para realização da operação e ampliação dos players no mercado, entre outros.  

A Resolução estimula o incremento da oferta e da qualidade do transporte por cabotagem, incentiva a concorrência e a competitividade na prestação do serviço de transporte por cabotagem e a ampliação da disponibilidade de frota no território nacional. Ela também incentiva as operações especiais de cabotagem e os investimentos decorrentes em instalações portuárias para atendimento de cargas em tipo, rota ou mercado ainda não existentes ou consolidados na cabotagem brasileira, e permite o uso de embarcações de bandeira estrangeira para compor parcela da frota das Empresas Brasileiras de Navegação. 

A Resolução ainda estipula a necessidade de otimizar o uso dos recursos advindos da arrecadação do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Acesse aqui a Resolução  nº 70.

Veja também

IPCA de outubro fica em 0,10%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro avançou 0,10%, enquanto, em …