Home / economia / Indústria avança 0,7% no 2º trimestre e ajuda a puxar crescimento de 0,4% do PIB

Indústria avança 0,7% no 2º trimestre e ajuda a puxar crescimento de 0,4% do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019, ante ao trimestre anterior, puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e do setor de serviços (0,3%) e também do consumo das famílias (0,3%). Já a agropecuária caiu 0,4%. Na comparação com o segundo trimestre de 2018, o PIB registrou alta de 1,0%, segundo divulgou nesta quinta-feira o IBGE. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,78 trilhão.

O crescimento na indústria foi influenciado pela expansão das indústrias de transformação (2,0%) e construção (1,9%). Já as indústrias extrativas registraram recuo (-3,8%) no período.

“Juntas, as indústrias de transformação e construção respondem por cerca de 70% do setor. Além disso, a indústria de transformação tem peso no segmento de bens de capital, que contribuem para os investimentos internos e externos”, informa a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionísio.

Nos serviços, os resultados positivos foram das atividades imobiliárias (0,7%), comércio (0,7%), informação e comunicação (0,5%) e outras atividades (0,4%).

Pela ótica da despesa, as variações positivas ficaram com o consumo das famílias (0,3%) e a formação bruta de capital fixo (3,2%), enquanto que as despesas de consumo do governo recuaram 1,0%.

Veja também

IPCA de outubro fica em 0,10%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro avançou 0,10%, enquanto, em …