Home / economia / CNI: Confiança do empresário sobe pelo terceiro mês seguido

CNI: Confiança do empresário sobe pelo terceiro mês seguido

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), voltou a subir pela terceira vez consecutiva  e chegou a 59,4 pontos em agosto. O indicador está acima de 50 pontos, indicando que os empresários estão confiantes. Além disso, o resultado de agosto está acima da média histórica de 54,5 pontos.

Nas grandes empresas, o Icei registrou 59,7 pontos este mês. Nas médias indústrias, ficou em 59,5 pontos e, nas pequenas, em 58,8 pontos. O levantamento indicou ainda que o índice é maior na indústria extrativa, segmento em que alcançou 62,8 pontos. Na indústria de transformação ficou em 59,5 pontos e, na construção, em 58,5 pontos.

Segundo a CNI, o aumento do otimismo é resultado da melhora da percepção das condições atuais dos negócios e do aumento do otimismo sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.

O Índice de Situação Atual (ISA) também apresentou aumento e chegou a de 51,1 pontos, 4,1 pontos a mais em relação ao mês passado.

Veja também

Déficit em produtos químicos atinge US$ 2,4 bi em janeiro

As importações brasileiras de produtos químicos totalizaram US$ 3,4 bilhões em janeiro de 2020, aumento de 12,2% na comparação com dezembro, apesar de redução de 5,9% na em relação ao mesmo mês (janeiro)  de 2019.