Home / indústria / Mesa Executiva da Química debate ações para destravar o setor

Mesa Executiva da Química debate ações para destravar o setor

O diretor executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, participou no último dia 25, em Salvador, da segunda reunião da Mesa Executiva da Indústria Química de Base, grupo criado pelo governo com a finalidade de eliminar os gargalos que atrapalham o desenvolvimento industrial.   O secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio Serviços e Inovação (SDICSI) da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), Caio Megale, destacou que a abertura comercial do mercado acontecerá de forma gradativa e estrutural, e a desoneração das tarifas considerará as cadeias produtivas.

O coordenador geral de Insumos Básicos e Trabalho da Subsecretaria da Indústria do Ministério da Economia, Rogério Glass, também participou do encontro, que contou com a presença de executivos da indústria, do presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, e da diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Marina Mattar.

Segundo os representantes do Ministério da Economia, as medidas do Programa Novo Mercado de Gás serão implantadas nos próximos meses e a especificação do gás natural será debatida com a Agência Natural de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Sobre Cabotagem, pauta prioritária do governo, os representantes do ME informaram que o governo está trabalhando na viabilização da entrada de companhias estrangeiras no setor e que em breve deve ser apresentada uma proposta. Os empresários alertaram que se não houver segurança jurídica as companhias estrangeiras não se sentirão estimuladas a investir no País.

A lei sobre cadastro, avaliação e controle de substâncias químicas industriais no Brasil, visando o ingresso do País na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi tema de debate entre os participantes, que ressaltaram a necessidade de enviar um ofício ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para tratar do assunto.

Veja também

Produção, vendas e demanda de produtos químicos de uso industrial crescem em agosto

Os principais índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial registraram resultados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0