Home / economia / PIB recua 0,2% no 1º tri, puxado por indústria fraca

PIB recua 0,2% no 1º tri, puxado por indústria fraca

O Produto Interno Bruto (PIB) recuou  0,2% em relação ao quarto trimestre de 2018, na série com ajuste sazonal. Foi o primeiro resultado negativo na comparação com o  quarto trimestre de 2016 (-0,6%).   A economia brasileira cresceu 0,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado e 0,9% no acumulado de 12 meses.


A queda do PIB nos primeiros três meses do ano foi puxada por um recuo de 0,7% no setor industrial. As principais atividades em queda foram a indústria extrativa mineral (-6,3%), construção (-2%) e  indústrias da transformação (-0,5%).   Já a atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduoscresceu 1,4%.

A agropecuária também teve queda (-0,5%). Os serviços tiveram taxa positiva de 0,2% no período, evitando uma queda mais acentuada da atividade econômica.
 
Em termos da demanda, a queda foi puxada pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, que caíram 1,7% do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano. As exportações também caíram (-1,9%).  Já o consumo do governo e das famílias cresceu  0,4% e 0,3%, respectivamente. As importações tiveram alta de 0,5%.

Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,714 trilhão.

Fonte: IBGE e Agência Brasil

Veja também

Produção, vendas e demanda de produtos químicos de uso industrial crescem em agosto

Os principais índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial registraram resultados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0