Home / economia / Produção industrial: IBGE aponta crescimento em nove estados

Produção industrial: IBGE aponta crescimento em nove estados

O crescimento nacional na produção industrial em fevereiro – de 0,7% —  reflete as taxas dos estados: dos 15 locais pesquisados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nove registraram  crescimento no período. O estado com maior crescimento foi a Bahia (6,5%), seguido pela região Nordeste, que é pesquisada pela soma dos seus nove estados (6,2%), e pelo Estado de Pernambuco (5,9%).  Os demais estados que apresentaram taxas de crescimento acima da média nacional foram São Paulo (2,6%), Mato Grosso (1,7%), Amazonas (1,7%);  os estados do Paraná e do Ceará obtiveram a mesma taxa de crescimento (1,1%). Santa Catarina ficou abaixo da média nacional (0,5%).

Os Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais foram os que apresentaram maior queda (-9,7e -4,7%, respectivamente), atribuída ao acidente em Brumadinho, que afetou a indústria local. As demais quedas na produção industrial foram em Goiás (-2,6), Rio de Janeiro (-2,1%), Rio Grande do Sul (-1,4%) e Pará (-0,1%).

Na comparação com fevereiro de 2018, a produção industrial avançou em dez dos 15 locais pesquisados, com destaque para Pará (12,7%) e Paraná (10,8%). Mato Grosso e Região Nordeste se mantiveram estáveis.

No acumulado do ano, houve perdas em sete dos quinze locais pesquisados, com destaque para o Espírito Santo (-6,2%). Dois locais mantiveram taxas estáveis (São Paulo e Minas Gerais) e seis tiveram alta. O maior avanço ocorreu no Paraná (10,3%).

Veja também

Novo Mercado do Gás: indústria química prevê investimentos em novos projetos

A resolução do Novo Mercado do Gás, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *