Home / economia / Dia Mundial da Água: acesso à água segura e ao saneamento é um direto de todos

Dia Mundial da Água: acesso à água segura e ao saneamento é um direto de todos

O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente todo 22 de março,  traz como tema neste ano a “Água para todos”. O acesso à água segura e limpa e ao saneamento  é um direito humano reconhecido desde 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data destaca a importância de  preservar e economizar este recurso essencial à vida.   Quando se fala em água potável estamos falando de cloro, usado na desinfecção e tratamento da água.  A cloração de água potável é considerada uma das maiores conquistas da história da saúde pública. O cloro é usado mundialmente no tratamento de água e no saneamento básico desde 1908, assegurando saúde e qualidade de vida.

Segundo o relatório da ONU, 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água tratada e 2,4 bilhões não dispõem de saneamento básico. Se essas duas carências forem supridas, a ocorrência de diarreias infecciosas pode ser reduzida em cerca de 17% ao ano. E se as regiões carentes desses serviços pudessem contar com um sistema de distribuição de água bem regulado e saneamento completo, a queda nas ocorrências de doenças subiria para 70% ao ano. Ou seja, seriam erradicadas num curto espaço de tempo.

 

Fonte: livro Cloro-Álcalis: origem; evolução da indústria e valor para a sociedade e ONU

Veja também

Produção de químicos de uso industrial é reduzida em quase 10% no mês de abril

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a produção de químicos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *