Home / economia / Precisamos falar sobre a água

Precisamos falar sobre a água

O livro “Água – precisamos falar sobre isso”,  de Sérgio Túlio Caldas, mostra a situação da água a partir de viagens por diversas regiões do Brasil e do mundo, onde há fartura e escassez deste recurso natural; onde existem ações de preservação, mas também conflitos por um pouco de água.  No livro, o autor narra suas jornadas pelos Himalaias (uma das mais importantes reservas de água doce do mundo), pela Floresta Amazônica (onde se concentra um volume extraordinário de água tanto nas nuvens, quanto na superfície e no subsolo), por Israel e outros locais. Ele também navega pelo rio mais poluído do País – o Tietê –, percorre a Caatinga, o Pantanal e a Mata Atlântica.
“O livro é um alerta ao uso ineficiente e ao descaso com esse bem tão necessário à vida, mas ameaçado pelo desmatamento, poluição e exploração desenfreada”, diz Caldas.
Voltado ao público juvenil, a obra lançada em dezembro pela editora Moderna é leitura essencial para todos que respeitam o planeta e querem entender mais sobre esse precioso recurso hídrico.  De toda a água existente no mundo, 97% é salgada, inapropriada ao consumo. E dos 3% da água doce restantes, 2% estão inacessíveis em geleiras, camadas de neve e reservatórios subterrâneos. O dado demonstra que apenas 1% está à disposição para irrigação de plantações, abastecimento de cidades, movimentação da indústria e, principalmente, matar a sede de toda a população mundial.

Veja também

Déficit em produtos químicos cresce 22,6% em 2018 e atinge US$ 29,6 bi

O Brasil importou US$ 43,3 bilhões em produtos químicos em 2018, valor total pago pela ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *