Home / economia / Indústria química tem o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos

Indústria química tem o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos

O índice de produção de químicos de uso industrial no terceiro trimestre do ano cresceu 8,44% e o de vendas internas 13,89% em comparação com o segundo trimestre, cujos resultados foram impactados pela greve dos caminhoneiros. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, os índices do período julho-setembro de 2018 também foram positivos: a produção cresceu 1,45%, o que o torna o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos, e as vendas internas foram 1,9% superiores.

O consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais a importação menos a exportação, também apresentou melhora no terceiro trimestre, com resultado 15,8% superior ao registrado no trimestre anterior e 4,9% maior do que o CAN de igual período do ano passado.

No acumulado de janeiro a setembro de 2018, o segmento de produtos químicos de uso industrial apresenta crescimento de 1,84% no volume de vendas internas sobre igual período do ano anterior. Já o índice de produção apresenta recuo de 2,62% nos últimos nove meses, em relação aos mesmos meses de 2017. A taxa de utilização da capacidade instalada ficou em 77%, de janeiro a setembro, um ponto abaixo da registrada em igual período do ano passado.

O desempenho do setor no terceiro trimestre foi positivo, apesar da queda no índice de produção de 5,92% e de 7,82% no índice de vendas internas, em setembro, em relação ao mês anterior. A diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, explica que a menor atividade, no último mês de análise, foi causada por paradas pontuais para manutenção, com impacto nos volumes de produção, pela demanda desaquecida em relação aos dois meses anteriores e em menor proporção pelo número reduzido de dias úteis do mês, em relação a agosto. Também tem trazido instabilidade ao mercado a questão da volatilidade cambial, tanto na compra de insumos importados quanto na exportação de produtos acabados.

 

Fonte: Abiquim Informa

Veja também

Indicador de acidentes no transporte de produtos perigosos atinge um dos menores níveis da história

O índice de acidentes nas estradas envolvendo o transporte de produtos perigosos vem diminuindo de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *