Home / economia / CNI: atividade industrial segue enfraquecida

CNI: atividade industrial segue enfraquecida

A pesquisa Sondagem Industrial de setembro, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última terça-feira (23) mostra queda na produção mais intensa do que a registrada em setembro de 2017.  O índice de evolução da produção industrial foi de 47,2 pontos, ante 48,1 pontos em setembro do ano passado.  O índice de utilização da capacidade instalada caiu 1 ponto porcentual em relação a agosto e ficou em 68%, mostrando que a ociosidade no setor continua elevada.

O índice de evolução dos estoques em relação ao planejado ficou em 51,2 pontos no mês passado.

Para a CNI, a demanda fraca e a fragilidade financeira das empresas dificultam a recuperação da indústria. Mas, apesar de contida, há uma expectativa de melhora na demanda e nas exportações.

A Sondagem Industrial mostra ainda que o alto custo da matéria-prima e o câmbio ganharam importância entre os principais problemas enfrentados pelos empresários no terceiro trimestre deste ano. O alto custo da matéria-prima é o terceiro principal problema do setor, atrás da elevada carga tributária e da demanda interna insuficiente.

 

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Indústria química tem o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos

O índice de produção de químicos de uso industrial no terceiro trimestre do ano cresceu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *