Home / economia / CNI: Empresários da indústria estão mais confiantes

CNI: Empresários da indústria estão mais confiantes

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,9 ponto em relação ao mês passado e alcançou 53,7 pontos em outubro, ficando acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. Com isso, o indicador acumula uma alta de 4,1 pontos nos últimos quatro meses. Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta sexta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A melhora do índice em outubro deve-se às boas expectativas do empresariado tanto em relação à economia, quanto em relação à própria empresa. O componente do índice ligado às expectativas para os próximos seis meses subiu para 57,8 pontos. O componente que mostra a percepção dos empresários sobre as condições econômicas atuais, entretanto, caiu para 45,8 pontos e está 0,9 ponto abaixo do registrado em setembro. É a segunda queda consecutiva do indicador e, segundo a CNI, mostra que o empresário percebe a piora crescente de suas condições correntes de negócios, tanto na economia brasileira quanto nas condições da empresa.

A avaliação geral é positiva. Embora haja uma percepção de piora nas condições atuais das empresas e da economia, as perspectivas para os próximos seis meses estão mais otimistas e estimulam a retomada da produção e dos investimentos. A confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o índice alcançou 54,9 pontos. Nas pequenas, o indicador alcançou 52,1 pontos e, nas médias, 53 pontos.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Indústria química tem o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos

O índice de produção de químicos de uso industrial no terceiro trimestre do ano cresceu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *