Home / economia / IBGE: desempenho da produção industrial de julho a agosto

IBGE: desempenho da produção industrial de julho a agosto

A produção industrial cresceu, de julho a agosto, em nove dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento (Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional), a maior alta foi observada em Mato Grosso (3%), seguido por Bahia (2,7%) e por Pernambuco (2,6%). Também apresentaram crescimento as indústrias do Ceará (1,5%), Rio Grande do Sul (0,8%), Paraná (0,7%), Minas Gerais (0,5%) e Goiás (0,2%). Em nível nacional, houve uma queda da produção — 0,3%.

Em comparação a agosto de 2017, a indústria cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Rio Grande do Sul (12,3%), Pernambuco (11,7%) e Pará (11%). O recuo mais acentuado foi observado no Amazonas (-6,7%).

No acumulado do ano, as maiores taxas de crescimentos foram registradas no Amazonas (10,9%) e Pará (9,2%). As quedas mais expressivas na produção se deram em Goiás (-3,6%) e no Espírito Santo (-3,4%); no acumulado de 12 meses, a produção cresceu em 13 locais. Amazonas e Pará tiveram os melhores desempenhos, com altas de 10,1%. Os dois locais em queda foram Espírito Santo (-3,1%) e Minas Gerais (-0,8%).

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Indústria química tem o melhor terceiro trimestre dos últimos 12 anos

O índice de produção de químicos de uso industrial no terceiro trimestre do ano cresceu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *