Home / economia / Benefícios esperados com a redução das perdas de água no país

Benefícios esperados com a redução das perdas de água no país

As perdas de água estão diretamente associadas aos vazamentos e ligações clandestinas e suas consequências são diversas, principalmente na saúde, qualidade de vida e financeiramente também, segundo estudo do Instituto Trata Brasil.

Atualmente, ao distribuir água para garantir consumo, os sistemas sofrem perdas, que na média nacional alcançam 38,1%. Estudo “Perdas de Água: Desafios do Avanço do Saneamento Básico e a Escassez Hídrica”“, divulgado em 2018 pelo Instituto Trata Brasil, mensurou as consequências dos impactos da redução das perdas no sistema de distribuição e de faturamento.

Das 100 maiores cidades estudadas no Ranking do Saneamento 2018, apenas dois municípios se destacam com baixos índices em perdas e baixa dispersão entre os indicadores, que são: Limeira com 15,57% de perdas na distribuição e 10,89% de perdas no faturamento; e Santos com 17,25% de perdas na distribuição e 18,73% no faturamento.

Este cenário é importante para dar uma dimensão geral do problema e avaliar os ganhos possíveis com a redução das perdas de água.

Os principais benefícios indicados e esperados com a redução das perdas são:

  • Aumento da receita – com a redução das perdas comercias;
  • Diminuição de custos – com diminuição das perdas físicas;
  • Diminuição dos índices de doenças contraídas à partir da água contaminada por meio de roubos e ligações clandestinas;

De acordo com a análise já citada, para conseguir o objetivo mencionado, as estratégias de redução de perdas devem combinar ações para a melhoria da gestão e técnicas (ampliação da infraestrutura) que permitam quebrar os paradigmas em relação às dificuldades comumente apontadas pelas empresas.

 

Fonte: Trata Brasil

Veja também

Deputados ingressam na Frente Parlamentar da Química

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, e a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *