Home / dicas / Cientistas descobrem água líquida em Marte

Cientistas descobrem água líquida em Marte

Pela primeira vez cientistas anunciaram a descoberta de um lago de água em estado líquido em Marte, informa revista Science.  De acordo com  Roberto Orosei, principal autor da descoberta e pesquisador da Universidade de Bolonha, a água foi encontrada no único lago descoberto do chamado Planeta Vermelha e se assemelha aos lagos sob gelo da Antártida e Groelândia.

Localizado debaixo de uma camada de gelo marciano, o lago tem cerca de 20 quilômetros de largura, mas ainda não é possível calcular o volume de água. A descoberta levanta a possibilidade de haver mais água e, talvez, vida em Marte.

Segundo a agência de notícias EFE, a pesquisa aponta que a água encontrada é salgada,  pois apenas este estado de água permitiria que, junto com a pressão da camada de gelo, o lago subterrâneo permanecesse em estado líquido.

A descoberta foi possível graças a radares instalados na sonda Mars Express da  Agência Europeia de Ambiente (AEA).  A água líquida é um dos pré-requisitos para o surgimento de organismos vivos e por isso um dos principais elementos procurados por cientistas em outro planeta. Essa descoberta é uma das mais importantes dos últimos anos.

Os cientistas obtiveram 29 conjuntos de amostragem do radar e identificaram um ponto em que havia uma mudança muito acentuada do sinal propagado. O perfil identificado pelos pesquisadores era praticamente igual ao dos lagos de água líquida encontrados sob as calotas do Ártico e da Antártida, na Terra.

 

Fonte: G1, Huffpost e BBC

Veja também

IBGE: Produção industrial recua em nove dos 15 locais pesquisados

A produção industrial recuou em nove dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *