Home / economia / PIB cresce 0,4% no 1º trimestre; indústria avança 0,1%

PIB cresce 0,4% no 1º trimestre; indústria avança 0,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 0,4% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o último trimestre de 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao primeiro trimestre de 2017, o crescimento foi de 1,2%.  Segundo o IBGE, a economia voltou ao mesmo nível do primeiro semestre de 2011.

O destaque positivo no primeiro trimestre foi a Agropecuária, com expansão de 1,4% ante o quarto trimestre de 2017, impulsionado pela safra da soja. A Indústria e o setor de Serviços apresentaram crescimento de 0,1% cada no mesmo período. A indústria de transformação recuou 0,4% e a indústria da construção, 0,6%. As atividades industriais ligadas à eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, cresceram 2,1%.

No setor de serviços, tiveram expansão o comércio (0,2%), os serviços de transporte, armazenagem e correios (0,7%) e as atividades imobiliárias (0,5%). Os serviços de informação caíram 1,2% e os de intermediação financeira e seguro, 0,1%.

A taxa de investimento cresceu em relação ao mesmo período de 2017 e chegou a 16% do PIB, contra 15,5% nos mesmos meses do ano passado. A taxa de poupança também aumentou, de 15,8% para 16,3%.

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias subiu 0,5% e na formação bruta de capital fixo, que mede os investimentos, avançou 0,6%. Já o consumo do governo caiu 0,4%.

 

Veja também

Imprensa do Ceará destaca conquista de brasileiros na Olimpíada Ibero-americana de Química

A conquista de medalhas de ouro, prata e bronze pela equipe brasileira formada por três ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *