Home / Noticias / Recuperação da indústria paulista perde fôlego no primeiro trimestre

Recuperação da indústria paulista perde fôlego no primeiro trimestre

A recuperação da atividade na indústria paulista perdeu fôlego no primeiro trimestre do ano, encerrando o período com alta de 0,4% em relação aos três primeiros meses de 2017, com ajuste sazonal. Os dados fazem parte do Indicador de Nível de Atividade (INA) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgado na sexta-feira (27). O resultado trimestral mostra diminuição no ritmo de crescimento do setor manufatureiro paulista na comparação com os quatro trimestres de 2017, que registraram respectivamente, altas de 2,7%, 1,8%, 2,4% e 1,5%.

“Essa retomada gradual e moderada se deve à incerteza quanto ao cenário eleitoral e ao andamento das reformas, como a da Previdência. Outro fator que contribui para o crescimento mais lento da atividade econômica são os elevados spreads bancários, limitando o efeito da queda da taxa Selic aos seus patamares mínimos históricos”, avaliou, por meio de nota, o vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.

No resultado de março foi registrada alta de 0,6% na comparação com fevereiro. O componente de vendas reais foi o que mais influenciou positivamente o indicador, com variação de +5,8%. Em seguida, está a variável que mede a projeção para a Produção Industrial Mensal (+1,4%). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou relativamente estável em +0,1 ponto percentual e a variável das horas trabalhadas na produção caiu 0,2%.

Dos 20 segmentos pesquisados, 11 tiveram alta. As principais influências foram verificadas no setor de veículos (4%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (4,6%).

Em relação a março de 2017, a atividade na indústria paulista cresceu 2,9%. Em 12 meses, o INA acumula alta de 5,2%.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

 

Veja também

Imprensa do Ceará destaca conquista de brasileiros na Olimpíada Ibero-americana de Química

A conquista de medalhas de ouro, prata e bronze pela equipe brasileira formada por três ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *