Home / Noticias / Dia Mundial da Água alerta para importância da preservação da natureza

Dia Mundial da Água alerta para importância da preservação da natureza

O uso consciente da natureza é estratégico para solucionar problemas de gestão dos recursos hídricos na sociedade. Por isso, o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira, dia 22, tem como tema “A resposta está na natureza”. Criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada anualmente, o objetivo da data é chamar atenção da população mundial sobre a importância de preservar e usar com responsabilidade esse recurso vital para a vida humana.

A campanha “A resposta está na natureza” aborda estratégias de preservação e restauração ambiental como solução para a proteção do ciclo da água e a qualidade de vida do planeta. Estima-se que apenas 0,77% da água estejam disponíveis para o consumo humano. Atualmente, essa quantidade não é distribuída igualmente por todo o território mundial, já que há locais onde a água é considerada um recurso bastante valioso e motivo para grandes conflitos. Outra questão é que 2,1 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação, ou seja, mais de 80% das águas residuais são geradas pelo homem e despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, projetos educacionais são fundamentais para estimular a população a usá-lo com consciência. A educação é um princípio básico global para desenvolver qualquer atividade com competência. Quando se trata do uso racional de água não pode ser diferente, a capacitação deve ser vista como essencial e tem que ser desenvolvida e continuada entre empresas e em campanhas sociais.

Fonte: Envolverde e Fórum Mundial da Água

Veja também

Inflação fica em 0,09% em março, a menor taxa para o mês desde 1994

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *