Home / Noticias / Logística é tema de encontro da Frente Parlamentar da Química

Logística é tema de encontro da Frente Parlamentar da Química

A Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) realizou, no dia 31 de agosto, café da manhã para debater a logística de produtos químicos no Brasil. Participaram do encontro o presidente da FPQuímica, o deputado João Paulo Papa (PSDB/SP); os também deputados Davidson Magalhães (PCdoB/BA), Otávio Leite (PSDB/RJ), Alex Manente (PPS/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP); o coordenador-geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Bruno Nunes; o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho; a diretora de Gás Natural do Ministério de  Minas e Energia (MME), Symone Christine Araújo;  e executivos do setor químico.

Café da manhã da FPQuímica realizado na quinta-feira, 31 de agosto – Foto: Neidiel André de Oliveira /FPQuímica

O presidente da Unigel, Reinaldo Kroger, apresentou aos parlamentares a matriz de transporte de produtos químicos no Brasil e ressaltou a importância de diversificação de modais e os potenciais ganhos que a eficiência logística promoverá para a competitividade das empresas brasileiras, além do aumento na segurança e os ganhos ao meio ambiente. Kroger também apresentou os principais pleitos regulatórios e de infraestrutura do setor para promover a mudança na matriz de transporte de produtos químicos no Brasil.

O presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho; e os deputados João Paulo Papa, presidente da FPQuímica;
e Davidson Magalhães, coordenador do tema Gás – Foto: Neidiel André de Oliveira /FPQuímica

 

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho, lembrou da parceria que a instituição tem com a Abiquim, e destacou que em aproximadamente 30 dias serão divulgadas as diretrizes gerais do Plano Nacional de Logística (PNL), levando em conta os pleitos que a EPL identificou junto a diversos setores da economia, incluindo o químico.  O convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Abiquim e a EPL prevê o compartilhamento de toda a base de dados desenvolvida pelo setor no estudo que compõem a Agenda Estratégica da Industria Química, bem como os 72 pleitos do setor para uma matriz mais competitiva e sustentável.

A diretora de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine Araújo, aproveitou para atualizar as tratativas acerca do gás natural estão em reta final e passam por consolidação. A perspectiva é que uma proposta de novo marco legal seja apresentada para apreciação do Congresso Nacional em breve.

Veja também

Produção de cloro e soda fica estável de janeiro a julho

A taxa de capacidade instalada teve variação negativa nos primeiros sete meses do ano A ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *