Home / Noticias / Logística é tema de encontro da Frente Parlamentar da Química

Logística é tema de encontro da Frente Parlamentar da Química

A Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) realizou, no dia 31 de agosto, café da manhã para debater a logística de produtos químicos no Brasil. Participaram do encontro o presidente da FPQuímica, o deputado João Paulo Papa (PSDB/SP); os também deputados Davidson Magalhães (PCdoB/BA), Otávio Leite (PSDB/RJ), Alex Manente (PPS/SP) e Orlando Silva (PCdoB/SP); o coordenador-geral de Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Bruno Nunes; o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho; a diretora de Gás Natural do Ministério de  Minas e Energia (MME), Symone Christine Araújo;  e executivos do setor químico.

Café da manhã da FPQuímica realizado na quinta-feira, 31 de agosto – Foto: Neidiel André de Oliveira /FPQuímica

O presidente da Unigel, Reinaldo Kroger, apresentou aos parlamentares a matriz de transporte de produtos químicos no Brasil e ressaltou a importância de diversificação de modais e os potenciais ganhos que a eficiência logística promoverá para a competitividade das empresas brasileiras, além do aumento na segurança e os ganhos ao meio ambiente. Kroger também apresentou os principais pleitos regulatórios e de infraestrutura do setor para promover a mudança na matriz de transporte de produtos químicos no Brasil.

O presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho; e os deputados João Paulo Papa, presidente da FPQuímica;
e Davidson Magalhães, coordenador do tema Gás – Foto: Neidiel André de Oliveira /FPQuímica

 

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), José Carlos Medaglia Filho, lembrou da parceria que a instituição tem com a Abiquim, e destacou que em aproximadamente 30 dias serão divulgadas as diretrizes gerais do Plano Nacional de Logística (PNL), levando em conta os pleitos que a EPL identificou junto a diversos setores da economia, incluindo o químico.  O convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Abiquim e a EPL prevê o compartilhamento de toda a base de dados desenvolvida pelo setor no estudo que compõem a Agenda Estratégica da Industria Química, bem como os 72 pleitos do setor para uma matriz mais competitiva e sustentável.

A diretora de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Christine Araújo, aproveitou para atualizar as tratativas acerca do gás natural estão em reta final e passam por consolidação. A perspectiva é que uma proposta de novo marco legal seja apresentada para apreciação do Congresso Nacional em breve.

Veja também

Cenário hídrico nacional tem melhor perspectiva desde 2012

Conforme publicado no jornal Valor Econômico, o ano de 2018 começa com uma perspectiva favorável ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *