Home / Noticias / Concessões na área de saneamento devem avançar, avalia setor

Concessões na área de saneamento devem avançar, avalia setor

Os projetos de concessões na área de saneamento, que fazem parte do PPI (Programa de Parceria de Investimentos), deverão avançar segundo companhias públicas e privadas do setor,  informa a coluna Mercado Aberto, do jornal Folha de S. Paulo.

Aderiram ao programa 17 Estados e, em 12 deles, foram abertos pregões para contratar os estudos de viabilidade, que serão a base de futuros editais. A previsão de entrega é o início do ano que vem.

“Estamos em fase de modelagem, é um momento em que a instabilidade é aceitável”, diz Roberto Tavares, presidente da Aesbe, entidade que reúne concessionárias públicas.

O BNDES e a Casa Civil estudam mudar a legislação do setor para dar mais segurança ao mercado. O  Banco, porém, avalia que o atual arcabouço normativo é suficiente para viabilizar o programa.

Um dos maiores riscos de projetos não avançarem seria a falta de atratividade em algumas regiões em estudo. Ainda assim, a operação de apenas uma das concessões em análise já teria potencial para mais do que dobrar a atuação das empresas, que hoje firmam contratos com municípios individualmente.

 

Fonte: Mercado Aberto (Folha de S. Paulo)

Veja também

Câmara aprova urgência e espera votar na próxima 3ªF marco legal do saneamento

O pedido de urgência foi aprovado em meio a polêmica sobre a previsão de licitação …