Home / Noticias / Roda de conversa aborda os desafios da gestão da água

Roda de conversa aborda os desafios da gestão da água

Para discutir sobre as principais dificuldades da administração pública da água nas cidades, o Portal Envolverde, a UNIBES Cultural e o ICLEI, promovem uma “roda de conversa” no Dia Mundial da Água, dia 22 de Março.

Falar sobre as crises hídricas no Brasil – por mais batido que seja – é extremamente necessário, já que o assunto irá nos acompanhar nas próximas décadas.  A escassez de água acontece por diversos motivos, como a poluição dos rios e mananciais com esgotos, o desperdício de água em sistemas de abastecimento e no uso residencial, a falta de manutenção de equipamentos públicos, e no processo inadequado de irrigação.

Em janeiro deste ano, pouco menos de um ano após o término da crise hídrica paulista que assolou a população em 2015, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirmou que o desperdício de água tratada já superou os índices de perdas medidos antes do início da seca ocorridos entre 2014 e 2015. Um cálculo feito pelo Jornal Folha de S. Paulo mostrou que entre janeiro e setembro de 2016, metade da capacidade normal do Sistema Cantareira foi desperdiçada.

Segundo o IBGE, apenas 15% dos brasileiros ainda vivem no campo, enquanto o restante vem para as cidades em de busca trabalho, renda, educação, cultura e água. O desafio de manter cerca de 170 milhões de pessoas abastecidas é enorme.

O evento será aberto por Fabiana Alves, responsável pela Campanha de Água do Greenpeace, que apresentará o estudo sobre o diagnóstico da paisagem do Cantareira – “Análise de Ecologia da Paisagem do Sistema Cantareira Voltada à Questão Hídrica”. Os convidados da “Roda de Conversa” serão Dante Ragazzi Pauli , ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp, o professor Pedro Jacobi, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e conselheiro do ICLEI, e Adriana Leles, assessora da presidência da SANASA, empresa de distribuição de água de Campinas (SP) e líder do Movimento Menos Perda Mais Água, pela redução de perdas nos sistemas de distribuição. A mediação será do jornalista Dal Marcondes, do Portal Envolverde.

O evento conta com o apoio da Brasil Kirin, Greenpeace e da ANA (Agência Nacional de Águas).

Serviço

Data – 22 de março de 2017

Horário – de 10h a 12h

Local: Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo -SP

Ao lado da estação Sumaré do Metrô

 

Fonte: Envolverde e Folha de S. Paulo

Veja também

Abiclor participa de workshop sobre transporte de produtos perigosos

A Abiclor vai participar na semana que vem, dia 20, do workshop sobre a nova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *