Home / Noticias / Cai uso da capacidade e confiança na indústria

Cai uso da capacidade e confiança na indústria

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), a confiança da indústria recuou 2,2 pontos neste mês após subir 0,4 ponto em novembro. O nível de utilização da capacidade do setor atingiu mínima histórica, de 73,9% na média do ano.

De acordo com a coordenadora da Sondagem da Indústria de Transformação e entrevista ao Valor Econômico, dezembro é um mês em que geralmente não há muita mudança na confiança, a não ser pelo aumento sazonal do nível de atividade em alguns setores, como o comércio, o que é mais um sinal ruim para a atividade no primeiro trimestre de 2017.

Ainda segundo a reportagem, o percentual de empresas que consideram hoje o nível de demanda forte diminuiu de 9% para 6% de novembro para dezembro e a proporção das que o consideram fraco cresceu de 35,5% para 36,1%. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) encerrou 2016 em 73,9%, 2,5 pontos percentuais menos do que o nível registrado em 2015. Entre novembro e dezembro, o uso da capacidade do setor recuou de 74% para 72,5%, com retração em três das quatro categorias acompanhadas. A maior queda foi observada em bens de consumo não duráveis, de 78,7% para 74,1%, seguida por bens de capital, de 66,1% para 65,4%, e por bens intermediários, 74,6% para 74,2.

Fonte: Valor Econômico

Veja também

Abiclor participa de workshop sobre transporte de produtos perigosos

A Abiclor vai participar na semana que vem, dia 20, do workshop sobre a nova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *