Home / Noticias / Exoplaneta parecido com a Terra pode ter água

Exoplaneta parecido com a Terra pode ter água

Em outubro, um grupo de cientistas ligados ao Observatório Europeu do Sul e à Universidade de Londres fizeram uma das descobertas mais importantes sobre um exoplaneta (uma planeta que orbita uma estrela diferente do sol) .

Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, dizem que a estrela mais próxima de nosso Sistema Solar, a Proxima Centauri. Em escala espacial, ele é praticamente um vizinho da Terra. Está a apenas 4 anos-luz de distância e com30% mais de massa do que a Terra e que está mais perto de sua estrela que Mercúrio está do Sol.  As observações levam a crer que é pouco maior que a Terra. É um planeta pequeno e rochoso e com condições que permite a existência de água em estado líquido – um ingrediente fundamental para a existência de vida como a conhecemos.

Próxima B é especial porque, além das dimensões semelhantes às da Terra, é o planeta mais próximo do Sistema Solar já identificado. Ele faz parte de um grupo crescente de exoplanetas – aqueles que não fazem parte do nosso Sistema Solar. Por um longo tempo, os astrônomos acharam que planetas fossem corpos raros no Universo. Descobertas recentes levam a crer que não – a lista atual dá conta de mais de 3 mil exoplanetas espalhados pelo Universo conhecido.

Fontes:  Sites da Época e da BBC..

Veja também

Abiclor participa da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb

O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, e o assessor, Nelson Felipe, além do consultor técnico, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *