Home / Noticias / Indústria volta a crescer após dois meses de queda

Indústria volta a crescer após dois meses de queda

A produção industrial brasileira subiu 0,5%, mas acumula queda de 7,8% no ano,  segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada esta semana.  Esse resultado levemente positivo veio após duas quedas seguidas. Em julho, houve retração de 0,1% e, em agosto, de 3,5%.

Apesar da suave melhora, o IBGE destacou que a indústria ainda está 20,7% abaixo do nível recorde atingido em 2013. Em 12 meses, a indústria aponta queda de 8,8%.

Na comparação com agosto de 2015, a produção industrial brasileira caiu 4,8%, a 31ª taxa negativa consecutiva nesse confronto, mas foi a menos intensa desde junho de 2015.

De agosto para setembro, cresceu a produção de itens alimentícios (de -8% para 6,4%), indústrias extrativas (de -1,7% para 2,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (de -12% para 4,8%).  Em contrapartida, recuaram as produções de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,1%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-2,7%), de produtos de minerais não-metálicos (-5,0%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,2%).

Fonte: Valor Econômico

Veja também

Saneamento para área rural terá investimentos de R$ 219 bilhões

Um novo programa na área de saneamento básico tem o objetivo de atender às áreas rurais do País e …