Home / Noticias / Brasileiros conquistam prata e bronze em Olimpíada Internacional de Química

Brasileiros conquistam prata e bronze em Olimpíada Internacional de Química

Os quatro estudantes brasileiros que representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016) em Tbsli, Georgia,  voltaram para casa com medalhas, superando o desempenho de estudantes da Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha, Holanda, Espanha e Portugal.

Os paulistas Vitor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva conquistaram medalhas de prata e os cearenses Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Davi Oliveira Aragão de bronze numa disputa com 317 competidores de 80 países.  Realizada entre os dias 23 de julho de 1º de agosto, a Olimpíada contou com a participação de 80 países, com no máximo quatro estudantes do ensino médio por equipe.

O próximo desafio dos quatro vencedores da ICho-2016, que já contam com medalhas das etapas brasileira e paulista, será trazer o ouro para o Brasil na 21ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que será realizada em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 18 e 25 de outubro.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) com apoio oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, além de outras instituições privadas.  A Associação Brasileira de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor) é  uma das primeiras patrocinadoras do evento, juntamente do Conselho Regional de Química.

OBQ

Prof. Fabiano Gomes (UFRN), Davi Aragão (CE), Pedro Seber (SP), Vitor Pires (SP), Gabriel Amgarten (CE) e Prof. Arimateia Lopes (Reitor da UFPI). 

Veja também

Produção de químicos de uso industrial é reduzida em quase 10% no mês de abril

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a produção de químicos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *