Home / Noticias / Abiquim: Produção de uso industrial sobe 2,4% no semestre

Abiquim: Produção de uso industrial sobe 2,4% no semestre

Informações preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) mostram que a produção de químicos de uso industrial no País subiu 2,43% no primeiro semestre, impulsionada pelo aumento das exportações e, mais recentemente, pela inversão da tendência de queda no mercado doméstico, segundo reportagem do jornal Valor Econômico

O índice das vendas internas subiu 6,16% em junho, em relação ao mês anterior, e 6,43% no segundo trimestre, após duas quedas consecutivas. Na avaliação da Abiquim, a demanda interna por produtos químicos começa a dar sinais de ter parado de recuar em junho.

No primeiro semestre, o consumo aparente nacional (CAN) teve ligeira elevação de 0,2% em volume, após ter sofrido redução de 1% no acumulado do ano até maio. No segundo trimestre, o consumo aparente cresceu 4,4%.

Em junho, pelo segundo mês consecutivo, o índice de produção exibiu alta, com elevação de 9,57% no bimestre maio-junho e de 2,03% no segundo trimestre.

Nas exportações, o crescimento foi de 28,3% nos seis primeiros meses, enquanto as importações subiram 5,24%.

No que se refere a preços, no acumulado do primeiro semestre houve queda nominal de 5,78%, principalmente por causa “dos movimentos do mercado internacional, com destaque para os produtos diretamente derivados do petróleo”.

Em junho, o nível de utilização de capacidade instalada ficou em 80%, um ponto porcentual abaixo do de maio.

Veja também

Abiclor participa de workshop sobre transporte de produtos perigosos

A Abiclor vai participar na semana que vem, dia 20, do workshop sobre a nova ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *