Home / Noticias / ABICLOR lança Campanha Cloro na Zika

ABICLOR lança Campanha Cloro na Zika

A eficiência e eficácia do uso do cloro — componente básico da água sanitária —  no combate à larva do mosquito Aedes aegypti é o mote da  Campanha Cloro na Zika (#cloronazika), promovida pela ABICLOR (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados).

A ação do cloro no combate ao mosquito transmissor da zika, chikungunya,dengue e febre amarela é comprovada cientificamente por vários estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA – e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ), ambos da Universidade de São Paulo (USP).

De abrangência nacional, a Campanha pretende orientar a população a usar corretamente a água sanitária na higienização de casas e quintais, considerando-se que 80% dos focos do mosquito estão dentro de casa.  A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito Aedes aegypti e evitar epidemias.

A Campanha consiste na distribuição de folhetos com dicas e cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypt em pontos estratégicos, de grande circulação de pessoas, nas principais cidades do País. Em São Paulo, os principais postos do Poupatempo, por onde circulam milhares de pessoas  por dia,  farão a distribuição do material. As principais rodovias e os meios de transporte  público do  Estado de São Paulo e demais estados também serão pontos de divulgação da campanha.  As ações serão veiculadas nas redes sociais – blog, facebook, twitter, instagram – com nome Cloro na Zika.

A Campanha está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2016 “Casa comum, nossa responsabilidade”. Coordenada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chama a atenção para a questão do saneamento básico e a sua importância para garantir o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida.  Devido ao seu poder de desinfecção e poderoso oxidante, o cloro é usado no tratamento de água e no saneamento básico desde 1908.

Veja também

Parabéns aos medalhistas de Química de 2019!

O Programa Nacional Olimpíadas de Química homenageou, entregando medalhas de ouro, prata e bronze, aos …