Home / Noticias / Venda de produtos químicos recua 5,7% no quadrimestre, diz Abiquim

Venda de produtos químicos recua 5,7% no quadrimestre, diz Abiquim

As vendas internas de produtos químicos de uso industrial caíram 5,67% nos primeiros quatro meses do ano, prejudicadas pela fraqueza da economia, conforme dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). No período, o consumo aparente nacional – incluindo produtos importados -, importante medida de demanda, teve retração de 1,5% no mesmo intervalo, informa reportagem do jornal Valor Econômico.

As exportações de químicos de uso industrial, porém, mantiveram-se em alta de janeiro a abril, com expansão de 44,8% ante igual período de 2015. Com a taxa de câmbio favorável às vendas externas, a indústria tem se esforçado para ampliar exportações e garantir a ocupação da capacidade instalada.

Conforme a Abiquim, o índice de produção do setor avançou 2,02% no ano até abril, enquanto as importações cresceram 6,5% — excluídos os intermediários para fertilizantes, as importações recuaram 16,82%. Na média, a taxa de ocupação das instalações do setor foi de 78% nos quadrimestre, um ponto percentual abaixo do verificado em igual período de 2015.

Veja também

Abiclor participa da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb

O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, e o assessor, Nelson Felipe, além do consultor técnico, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *