Home / Noticias / Relatório mapeará gestão das águas no Brasil

Relatório mapeará gestão das águas no Brasil

Um mapeamento feito pelo Observatório da Governança das Águas, coordenado pelo WWF-Brasil, pretende, no primeiro semestre de 2016,  apresentar a situação atual e real da gestão das águas em todo o Brasil. Através do relatório, que é o primeiro a reunir dados sobre o tema no País, consumidores de todos os estados terão acesso à informações (confira esta crase) como a qualidade da água, quais são os problemas dos rios das regiões, quais são as demandas reais de água para uso urbano e industrial, entre outros dados.

Segundo Ângelo Lima, analista de Conservação do WWF-Brasil, o passo seguinte após o levantamento é preparar um ranking de propostas para solucionar os problemas que tenham surgido, como conflitos pelo uso da água, problemas de má ou falta de gestão e falta de aplicação das leis.

Especialistas afirmam que o Brasil possui uma avançada lei de Recursos Hídricos (Lei das Águas), mas ainda falta efetiva aplicação. Para Viviane Nabinger, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o Observatório será uma ferramenta ideal para avaliar como a lei está sendo aplicada no País.

Fonte: Envolverde, 21/12/2015.

Veja também

Saneamento para área rural terá investimentos de R$ 219 bilhões

Um novo programa na área de saneamento básico tem o objetivo de atender às áreas rurais do País e …