Home / Noticias / Quanto tem de água escondida debaixo da terra no mundo?

Quanto tem de água escondida debaixo da terra no mundo?

Você sabia que o volume total de água armazenada no subsolo do planeta é estimado em 23 milhões de km³ e que essa quantidade seria o suficiente para cobrir toda a superfície da Terra com uma camada de 180 metros de profundidade?

Essa foi a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores canadenses e publicado na revista científica “Nature Geoscience“.

Mas apenas 6% dessa água é própria para consumo humano. Isso porque a chamada água “moderna” presente no subsolo está próxima da superfície e pode ser extraída ou usada para complementar recursos localizados acima do solo, em rios e lagos, ou seja, esta é a água que é renovada mais rapidamente na escala da vida humana.

Para quantificar a água armazenada nos dois primeiros quilômetros da superfície da Terra, foram analisados, entre outros fatores, a permeabilidade de rochas e do solo, sua porosidade e características dos lençóis freáticos.

A chave para determinar a idade de toda a água armazenada foram medições feitas com trítio, uma forma radioativa de hidrogênio que surgiu na atmosfera há 50 anos como resultado de testes de bombas termonucleares.

A partir desse elemento químico, os cientistas puderam identificar toda a chuva que chegou ao subsolo desde então.

Fonte: O Globo 

23/11/2015

Veja também

Abiclor apoia a MP do Saneamento

A aprovação pelo Congresso da Medida Provisória nº 868/2018, que estabelece um novo marco regulatório ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *