Home / Noticias / País pode ter surto de dengue no próximo inverno

País pode ter surto de dengue no próximo inverno

O Ministério da Saúde não descarta o risco de o País viver em 2016 uma nova epidemia de dengue. O comportamento que a doença apresentou no inverno, quando tradicionalmente o número de casos chega a quase zero, preocupou as autoridades sanitárias. “Houve um número de casos importante em alguns Estados do Nordeste e em São Paulo”, declarou ao jornal o Estado de S. Paulo o diretor da Divisão de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

Essa alteração no padrão da epidemia pode estar relacionada ao clima, informa a reportagem do Estadão. “Este ano teve vários períodos de chuva, intercalados com calor, algo que favorece a proliferação do mosquito”, disse Maierovitch. Os casos registrados durante o inverno também podem ser atribuídos à dimensão da epidemia em 2015. “Como o número de casos era muito alto, leva-se um tempo até chegar a patamares de transmissão próximos de zero.”

Outra preocupação é com o subtipo de vírus da doença atualmente de maior circulação. Em 2015, a epidemia estava associada sobretudo aos vírus 1 e 4. Se o padrão se repetir, há um risco menor de a epidemia ser nas mesmas proporções da registrada este ano, pois o número de pessoas suscetíveis será menor.

Veja também

Produção, vendas e demanda de produtos químicos de uso industrial crescem em agosto

Os principais índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial registraram resultados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0