Home / Noticias / Projeto piloto em SP vai transformar água de esgoto em potável

Projeto piloto em SP vai transformar água de esgoto em potável

A Agência das Bacias do Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) assinou, na semana passada em Piracicaba (SP), um projeto piloto para transformar água de esgoto em potável e auxiliar no abastecimento da população.

O projeto terá a participação do professor Ivanildo Hespanhol, do Centro Internacional de Referência em reúso da Água (Cirra), da Universidade de São Paulo (USP).  Entre os desafios do trabalho, o professor citou a legislação atual, que ainda não permite que a água de reúso seja consumida pela população. Além disso, afirmou, será necessário alterar a percepção pública sobre tomar água que foi de esgoto e, para  reverter isso, é preciso desenvolver um trabalho educativo a ser desenvolvido.

Como as normas atuais não permitem que a água de reúso seja diretamente fornecida às cidades, o objetivo do projeto é fazer o tratamento de forma a atender a legislação sobre potabilidade. Em seguida, de acordo com a Agência PCJ, será apresentada aos órgãos gestores e aos conselhos de recursos hídricos uma minuta para modificar a legislação atual.

A parceria para o reúso de água, firmada com a Sanasa e a Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), terá duração de sete meses e vai custar R$ 750 mil.

Fonte: G1

11/09/2015

 

Veja também

Abiclor participa da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb

O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, e o assessor, Nelson Felipe, além do consultor técnico, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *