Home / Noticias / Seca faz terras californianas afundarem 5 centímetros por mês

Seca faz terras californianas afundarem 5 centímetros por mês

Como consequência de retiradas excessivas das águas subterrâneas,  o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu novo alerta: as terras que fazem parte do solo do Vale Central,  onde se concentra a produção agrícola , estão afundando em ritmo acelerado, rumo ao quinto ano da seca histórica vivenciada na região. De acordo com análises realizadas pelo Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em parceria com a NASA, o local está imergindo cerca de 5 centímetros por mês.

Esse fenômeno, conhecido como subsidência,  tem o potencial de danificar a infraestrutura local, incluindo aquedutos, pontes e estradas. A longo prazo, pode até mesmo reduzir permanentemente a capacidade de armazenamento de água do aquífero subterrâneo.

O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia afirmou que vai trabalhar em conjunto com municípios e comunidades afetadas para identificar maneiras de diminuir a taxa de subsidência e proteger infraestruturas vitais como canais, estações de bombeamento, pontes e poços.

 Fonte: Exame.com, 20/08/2015

Veja também

Câmara aprova urgência e espera votar na próxima 3ªF marco legal do saneamento

O pedido de urgência foi aprovado em meio a polêmica sobre a previsão de licitação …