Home / Sem categoria / Mesmo sendo dono de 12% da reserva de água doce do mundo, Brasil sofre com escassez

Mesmo sendo dono de 12% da reserva de água doce do mundo, Brasil sofre com escassez

De toda a água de superfície que existe em lagos e rios do planeta, o Brasil abriga 12%. Ainda assim o País enfrenta uma grave crise no sistema de fornecimento de água, principalmente na região mais próspera, a Sudeste.  A má distribuição da água, a alta porcentagem de perda da água potável encanada (37%) e a falta de tratamento de esgoto estão transformando o Brasil rico em água em apenas um mito.

“Nós nos preocupamos em levar água tratada para as pessoas e esquecemos que tínhamos que coletar e tratar os esgotos. Passamos décadas sem investimento na parte de esgoto, transformamos os rios, principalmente os rios urbanos, em diluidores de esgoto, acabamos com a capacidade de usar os rios urbanos para fonte de água. Então esse descaso histórico está cobrando seu preço nesse momento de falta de água”, afirma Edison Carlos, do Instituto Trata Brasil.

A seca nos ensina que é preciso mudar a cultura da abundância pela da conservação de água. A Austrália pode ser um exemplo de sucesso. Sujeito à secas recorrentes, o país construiu uma grande rede de reservatórios e canais para garantir água para as cidades e ainda preservar sua agricultura.

“Cada litro de água é importante,  não podemos nos dar ao luxo de poluir rio ou de não reutilizar água que já existe aqui. Se a gente não mudar esse paradigma, vai ficar muito difícil sair dessa crise que veio para ficar”, complementa Edison.

Fonte: G1, 19/08/2015

 

Veja também

Atividade econômica recua 0,13% no 2º tri, mostra BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou …