Home / Sem categoria / Recursos hídricos: União e SP financiam projeto de reúso

Recursos hídricos: União e SP financiam projeto de reúso

Com o objetivo de melhorar o armazenamento, a distribuição e o reúso da água, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo de São Paulo assinaram na segunda-feira, 3, um convênio para financiar pesquisas relacionadas ao tratamento de água e esgoto pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Através de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), as análises terão como foco a criação de tecnologias de reutilização da água, redução do impacto ambiental das estações de tratamento, secagem do lodo gerado a partir do tratamento do esgoto e transformação dos resíduos do esgoto em energia, inclusive etanol. Os estudos demonstram que há potencial de amplicar em 285% a oferta de água de reúso.

Para o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, no médio e longo prazos, haverá grande aproveitamento dessas pesquisas para a redução do desperdício e para o aproveitamento da água no reúso. E acrescenta: “A ideia é combater não apenas o desperdício que resulta da água que é utilizada, mas o desperdício da água que não é reutilizada”.

Apesar de ser um projeto desenvolvido em São Paulo, o financiamento prevê que os avanços tecnológicos desenvolvidos a partir da pesquisa sejam compartilhados com empresas de saneamento de outros Estados do país.

Fonte: Valor Econômico, 03/07/15

Veja também

Assista ao vídeo assinado pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *