Home / Sem categoria / Presidente da ANA debaterá crise hídrica com a indústria química em São Paulo nesta segunda-feira (6)

Presidente da ANA debaterá crise hídrica com a indústria química em São Paulo nesta segunda-feira (6)

A fim de trazer à mesa de debates a preocupação do setor químico sobre a escassez de recursos hídricos, a Abiquim realizará na próxima segunda-feira (6) o Seminário “Gestão Hídrica e a Indústria Química”, na sede da Associação, em São Paulo. Participarão o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), coordenador da Frente Parlamentar Mista da Química e presidente da Frente Parlamentar Mista da Água; Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), dentre outras autoridades no assunto. O evento trará discussões sobre o cenário atual de bacias hidrográficas, um modelo de plano de contingência para casos de escassez hídrica na indústria e cases de tecnologias para a gestão da água.

No painel “Crise hídrica e bacias hidrográficas – Cenário atual” será discutido o cenário atual da escassez hídrica e seus impactos em diferentes regiões do País. À tarde, o coordenador do GT Água da Abiquim, Luiz Oliveira, apresentará o modelo de Plano de Contingência para escassez de recursos hídricos, elaborado pelo GT. O modelo pode ser utilizado por empresas de diferentes segmentos. No painel, serão também apresentados cases da Braskem e da Ecolab Brasil sobre o tema. Encerrando o seminário, serão apresentados cases de sucesso de empresas que buscam melhorar a gestão de seus recursos hídricos, visando não somente a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade de seus negócios.

As indústrias químicas que têm plantas instaladas no Brasil já vêm dando há décadas suas contribuições no sentido de usar a água com consciência ao reduzir a captação e a quantidade de efluentes lançados, além de aumentar a porcentagem de efluentes reciclados. O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos hídricos pela indústria química faz parte do Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável® (AR), iniciativa da indústria química mundial, gerida no Brasil pela Abiquim, destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na constante melhoria de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. Atendendo aos requisitos do AR, a Abiquim incentiva, ainda, por meio da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água, o reúso da água pela indústria química, que tem se mostrado uma prática extremamente vantajosa, pois, além de reduzir o impacto ao meio ambiente, diminui os custos de produção.

O Seminário “Gestão Hídrica e a Indústria Química” é uma iniciativa do GT Água, grupo de trabalho ligado à Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Abiquim, que tem o objetivo de realizar discussões e análises a respeito da utilização dos recursos hídricos na indústria química e propor ações de melhoria, visando tanto o uso racional do recurso, quanto a sustentabilidade dos negócios.

 

Veja também

Atividade econômica recua 0,13% no 2º tri, mostra BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou …