Home / Sem categoria / 3,5 milhões de brasileiros despejam esgoto irregular

3,5 milhões de brasileiros despejam esgoto irregular

Levantamento do Instituto Trata Brasil referente cem maiores cidades do País em parceria com a OAB mostrou que mais de 3,5 milhões de brasileiros despejam o esgoto de maneira irregular, mesmo que passe uma rede coletora de dejetos em frente às suas casas.  Foram consultadas para este levantamento, segundo o jornal Folha de S. Paulo, as concessionárias de saneamento de 47 grandes cidades que juntas somam 43 milhões de habitantes, o equivalente a 21,2% da população brasileira.

O esgoto irregular dessas 47 cidades, de 14 Estados diferentes, seria suficiente para encher uma piscina olímpica a cada dois minutos e meio.  Como a responsabilidade de ligar o imóvel à rede pública de esgoto é do dono, muitas vezes o brasileiro não se regulariza por não querer pagar esse serviço.

Para Alceu Galvão, coordenador técnico da pesquisa do Trata Barsil, as prioridades são outras. “As pessoas não querem pagar para que seu esgoto seja coletado e tratado”, diz ele.

O resultado da falta de uma rede coletora é que os dejetos são jogados sem tratamento nos rios e represas ou vão parar em fossas rudimentares, que contaminam o lençol freático, contaminando a água.

os dejetos são jogados sem tratamento nos rios e represas.

Fonte: Folha de S. Paulo, 10/06/2015

Veja também

CNC reduz previsão de crescimento do varejo em 2018 para 5%

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu em 0,2 ponto ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *