Home / Noticias / Produtos químicos importados atendem 35,7% do mercado nacional

Produtos químicos importados atendem 35,7% do mercado nacional

Dados preliminares divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) mostram que os produtos químicos importados já atendem 35,7% do mercado nacional. Em suma, os importados continuam obtendo parcela crescente do mercado doméstico atendido pela indústria local.

Para Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora da equipe da Economia e Estatística da Abiquim, a situação é preocupante. “A importação está ocupando uma fatia maior que era do produtor local”, afirma.

Enquanto a produção nacional recuou quase 5%, as importações mantiveram a alta e subiram 4,7%. Esse crescimento se relaciona com o fato de que, no ano passado, os produtos importados não só atenderam toda a demanda adicional como também ficaram com pedaço significativo do mercado atendido pela indústria nacional, levando à participação história de 35,7%.

Segundo avaliação de Fátima, o menor consumo aparente indica que os clientes da indústria estão deixando de produzir, em movimento que resultaria na desestruturação da cadeia produtiva. “O dólar estanca um pouco a importação de produto acabado, mas há outras questões relativas ao cenário interno que pesam na indústria”, observa, referindo-se ao custo da energia e de matérias-primas, carga tributária elevada, entre outros.

Fonte: Valor Econômico, 11/03/15

Veja também

São Paulo vai sediar encontro mundial de saneamento, em novembro

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a World Toilet Organization (WTO) e a Rede ...