Home / Noticias / Cloro não deixa a água esbranquiçada

Cloro não deixa a água esbranquiçada

A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) esclarece que, diferentemente do que vem sendo informado nos últimos dias, o cloro adicionado à água no processo de tratamento não causa alteração na cor ou no odor.

A água “esbranquiçada” relatada por alguns consumidores está associada à liberação de ar dissolvido na água após a ocorrência de interrupções no fornecimento e não por produtos químicos usados no tratamento e desinfecção para torna-la potável.

Esse tipo de alteração pode muitas vezes ser observada após reparos nas tubulações de distribuição de água potável. Eventuais manutenções na rede que resultem em corte no fornecimento e drenagem do líquido contido naquele trecho podem provocar turbulências na água quando o sistema é restabelecido, gerando microbolhas de ar, o que confere aparência “esbranquiçada” à água.

Importante observar que essa aparência desaparece rapidamente ao deixar a água em repouso. Para fazer o teste, basta deixar a água num copo: será possível notar que a tonalidade esbranquiçada desaparece em poucos segundos.

Veja também

Abiclor participa da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb

O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, e o assessor, Nelson Felipe, além do consultor técnico, ...